Abril

Bridgestone EMEA obtém a terceira classificação consecutiva de Platina na Avaliação de Sustentabilidade EcoVadis 2023

Resumo
  • A classificação coloca a Bridgestone EMEA no topo da lista de 1% das 130.000 empresas avaliadas pela EcoVadis a nível mundial.
  • Evoluindo a partir de uma classificação inicial de Prata em 2015, a Bridgestone EMEA tem mantido a sua classificação de Platina desde 2021 – face a um processo de avaliação cada vez mais complexo, rigoroso e intenso.
  • A EcoVadis é uma plataforma líder mundial de avaliação da sustentabilidade por terceiros.

A Bridgestone EMEA foi novamente reconhecida com a classificação de Platina pela plataforma de avaliação de sustentabilidade EcoVadis. Esta é a terceira vez consecutiva que a organização alcança esta distinção máxima desde 2021, colocando-a no topo de 1% das 130.000 empresas avaliadas pela EcoVadis em 220 setores industriais em todo o mundo.Parte superior do formulário

A Bridgestone EMEA recebeu inicialmente a classificação de Prata, destacando-se entre as 12% melhores empresas a nível mundial, quando avaliada pela EcoVadis em 2015. Esta plataforma analisa organizações em quatro áreas essenciais: Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Aprovisionamento Sustentável. Progressivamente, a Bridgestone EMEA ascendeu para as posições de 7% em 2016 e 4% em 2018. Em 2019, conquistou a distinção de Ouro, culminando com a prestigiada classificação de Platina pela primeira vez em 2021.

Guiada pela sua robusta estrutura global de sustentabilidade corporativa e pelo Compromisso E8 da Bridgestone, a empresa está empenhada em evoluir para uma referência em soluções sustentáveis até 2050. A obtenção da classificação Platina pela EcoVadis em 2023 coincide com um ano de destaques em sustentabilidade para a Bridgestone EMEA, que incluiu:

• A instalação de 21.000 painéis solares na fábrica da Bridgestone em Burgos, Espanha (uma das mais avançadas da empresa em termos de transição energética), obtendo agora eletricidade diretamente do sol, o que representa 10-14% do consumo de eletricidade da fábrica.
  • A promoção da sustentabilidade através da sua cadeia de abastecimento, graças – entre outras medidas – à inovadora e premiada iniciativa de Financiamento da Cadeia de Abastecimento Sustentável, que proporciona aos fornecedores financiamento com base na sua classificação de sustentabilidade EcoVadis.  Desde que aderiram ao programa, 20% dos fornecedores inscritos melhoraram as suas próprias classificações EcoVadis e 36% atingiram o nível avançado.
  • A publicação do primeiro Relatório de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Bridgestone EMEA, que define as ambições e ações da empresa para tornar a Bridgestone mais representativa da sociedade que serve nos próximos anos.
  • Múltiplos projetos e iniciativas no âmbito do Programa Global de Segurança Rodoviária da Bridgestone, que visa tornar as estradas mundiais mais seguras e apoiar o objetivo das Nações Unidas de reduzir para metade as mortes e lesões na estrada até 2030. As atividades na região EMEA incluíram eventos de verificação de pneus, formações em segurança rodoviária e programas educativos que atingiram mais de 20.000 beneficiários.

No mundo cada vez mais regulamentado e complexo da sustentabilidade empresarial, este é um grande feito”, afirmou Laurent Dartoux, Presidente do Grupo Bridgestone EMEA. “Temos um enorme respeito pela importância da verificação independente – especialmente no domínio da sustentabilidade – e a avaliação da EcoVadis tornou-se cada vez mais rigorosa à medida que avançámos ao longo dos anos. Atualmente, o processo envolve pessoas que representam todos os cantos da nossa empresa, dos RH às TI, do Ambiente, Saúde e Segurança ao Procurement e Finanças; e tudo liderado pela nossa equipa dedicada do Gabinete de Sustentabilidade.

A manutenção da nossa classificação de Platina na EcoVadis reflete o nosso empenho contínuo em todas as áreas de sustentabilidade e o progresso que estamos a fazer enquanto empresa em evolução, orientada pelo Compromisso E8 da Bridgestone. Podemos estar entre os melhores desempenhos EcoVadis a nível global, mas, como sempre, ainda há muitos passos positivos que precisam de ser dados no caminho para 2050.”